quinta-feira, 15 de julho de 2010

Paraná institui Dia Estadual do Interactiano


06/07/2010 18:10

O governador Orlando Pessuti sancionou a Lei 16.532, que institui o Dia Estadual do Interactiano, a ser comemorado anualmente no dia 5 de novembro. Hoje no Paraná mais de mil jovens participam do Interact Club, clube de serviço para adolescentes de 12 a 18 anos, coordenado pelo Rotary Club.


O adolescente que integra o interact club participa de ações comunitárias, como visitas a creches e asilos e organiza campanhas para arrecadação de alimentos e roupas. Além de promover amizades duradouras, a participação no clube faz com que os adolescentes ainda desenvolvam o espírito de equipe e liderança, pois os todos os clubes tem um conselho diretor escolhido pelos próprios membros do clube, com presidente, secretário e tesoureiro.


O autor do projeto, deputado estadual Teruo Kato, justificou “que o Rotary Club tem assumido com louvor o compromisso de ajudar as crianças Em 1960, a organização galgou um patamar elevado no que diz respeito as serviços prestados por jovens”, disse. Além do Interact, o Rotary também coordena o Rotaract Club, que é voltado a jovens de 18 a 30 anos.


A criação do Dia Nacional do Interactiano tramita no Senado Federal. O projeto é do senador paranaense Álvaro Dias e aguarda votação final da Comissão de Educação. Os dias Nacional e Estadual do Interactiano foram sugestões apresentadas pela Representação Distrital de Interact Clubs do distrito 4630.


Em municípios do Paraná, como Campo Mourão e Nova Londrina, o Dia Municipal do Interactiano já foi instituído e também é comemorado no dia 5 de novembro.


NÚMEROS - O primeiro Interact Club foi fundado em 1962, em Melbourne, na Flórida (EUA). Atualmente existem Interact Clubs em 131 países, com mais de 274 mil jovens participantes. No Brasil, atualmente 697 Interact Clubs atuam na busca de melhorias para as suas comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário